sábado, 28 de novembro de 2015

Preparação para a Fuvest 2016

Olá, pessoal!

Amanhã é dia de Fuvest!! A melhor coisa a fazer hoje é relaxar e descansar bem pra chegar com toda energia no grande dia. Vamos a uma listinha de dicas básicas pra quem quer passar em uma das melhores universidades públicas do país: a USP.

Na véspera

1. Não estude

A verdade é: não adianta querer engolir o livro no último dia, isso só vai te deixar mais ansioso(a). Confie em tudo que você estudou ao longo do ano e descanse.

2. Faça algo divertido

A regra básica é: não pire! Tente manter a cabeça ocupada com outras coisas. Sai com os amigos, vá ao cinema, passeie em um parque... Ou seja: faça aquilo que te deixa feliz e tranquila(a).

3. Evite comidas pesadas (e bebidas alcoólicas)

Tem gente que leu a segunda dica e já pensou no churrasco com a galera. O melhor é deixar a festa para depois da prova. Comida pesada pode te deixar com uma mal estar no dia seguinte e ninguém quer fazer o vestibular de ressaca, né?

4. Confira o material

Dê aquela última olhada no edital e veja o que é necessário. Muita gente se deu mal no ENEM porque esqueceu a caneta preta e o documento. Para a 1ª fase da Fuvest será necessário "levar caneta esferográfica (de tinta azul ou preta), pois as provas, tanto da 1ª fase quanto da 2ª fase, devem ser feitas à tinta. É permitido também o uso de lápis (ou lapiseira) para rascunho, borracha, apontador, régua e compasso. O candidato poderá levar, em todos os dias de prova, água e alimentos leves."

5. Confira o local e o horário de prova

Este ano a Fuvest irá mudar o local de prova dos candidatos que farão o vestibular em escolas públicas. O motivo é a ocupação dessas escolas feita pelos alunos (saiba mais aqui). Confira se a sua escola mudou e preste atenção no horário de início da prova: 12h30 os portões abrem e 13h é o fechamento e início da prova. Não esqueça de anotar a sala, isso te ajudará a se localizar no dia.

6. Durma cedo

Apesar da ansiedade, é preciso se preocupar em dormir cedo. Caso não tenha problema para dormir, evite comer muito tarde e tome um banho quente. Também é possível recorrer aos bons e velhos chás de camomila e erva-cidreira (capim-limão para alguns), além de uma musica tranquilinha no spotify (esta playlist eu ouço sempre). 

No dia da prova

1. Acorde cedo

Tudo bem que a prova só começa 13h, mas isso não é motivo pra acordar tarde. Se você acordar cedo, seu cérebro já estará ativo no horário do vestibular. Caso acorde muito tarde, é possível que ainda esteja devagar para o teste.

2. Faça uma refeição leve

Nada de feijoada no almoço! O ideal é comer alguma coisa leve para não ficar com sono na hora da prova. Evite também alimentos que poderão te deixar com um mal estar na hora do vestibular. Ou seja, nada que faça seu estômago e intestino reclamar!

3. Não estude

Não precisa nem dizer o porquê, né?

4. Mantenha a cabeça ocupada

Quando fazemos exercícios precisamos aquecer o corpo antes, certo? Com o cérebro é a mesma coisa! Leia um livro, faça sodoku, palavra-cruzadas... Deixe o seu cérebro ativo pra hora da prova, mas evite ver coisas relacionadas a matéria! Não queremos ficar exageradamente ansiosos nessa altura do campeonato!

5. Não esqueça o material

Confira novamente com calma se você pegou tudo pra levar. "Pegou documento? E a caneta? Tá com a água aí? Não esquece o lanche!" (imagine sua mãe falando isso).

6. Saia pelo menos uma hora antes

"Tia Renata, eu moro vinte metros do local da prova!" Saia pelo menos uma hora antes do início da prova de casa. Por quê? É melhor prevenir do que remediar. Você não perder um ano inteiro de muito estudo e ainda ganhar uma fotinha no jornal da sua cidade, quer? Espero que esse vídeo te convença.

Agora tudo o que eu posso fazer é desejar boa prova! 

(Dizem que quem compartilha este post ganha dez pontos na Fuvest!)

Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário