terça-feira, 3 de novembro de 2015

Operação Sujeito Livre - Desafio 2

2. Leia um livro que foi inspiração para um filme

Sabe aquele filme que você adora muito? Procure se é baseado em um livro! Se for, por que não lê-lo?

Quando lemos um livro que foi utilizado para fazer um filme, entendemos muito mais a história do que se só tivéssemos visto o longo. Isso acontece porque é impossível passar tudo o que o autor escreveu e a forma como ele escreveu para as telonas. Pode ser que você descubra informações ocultas ou entenda melhor algumas partes do seu filme favorito. Sinta-se livre para escolher livros cujo filme você ainda não assistiu. 

Depois da leitura, que tal um cineminha (pode ser em casa também) com pipoca?

Indicações:

Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams

Essa é a Bíblia dos Nerds! Não é por menos que o Dia do Orgulho Nerd é o Dia da Toalha (leia e entenderá!). Se você quer ler uma ficção científica com uma boa dose de humor, esse é o livro certo. A adaptação para o cinema gerou algumas polêmicas, mas vale a pena conferir.







Alice no País das Maravilhas - Lewis Carrol

Este livro já teve diversas adaptações para o cinema, a última dirigida por Tim Burton. Coloquei como indicação para os mais velhos porque é leitura obrigatória para quem se vangloria de uma infância perfeita. Então, se você ainda não leu, faça o grande favor de ler, é excelente. É claro que o livro é super-recomendado para os pequenos também!






Ilíada - Homero

Temos aqui a inspiração do filme Troia, para quem curtiu indico a leitura da lenda registrada por Homero. Esse livro não é um dos mais fáceis de ler, eu admito, mas é um desafio pra quem está querendo sair da rotina. Para os iniciantes recomendo as traduções de Carlos Alberto Nunes e Haroldo de Campos. Agora, se você quiser uma leitura mais punk, caia de cabeça na tradução de Manuel Odorico Mendes.





Para os pequenos

O pequeno príncipe - Antoine de Saint-Exupéry

Se seu filho assistiu ao filme no cinema e enlouqueceu, está na hora de ler o livro original para ele. Já fiz uma resenha dos dois no meu blog. A história é linda e agrada adultos e crianças.









Veja desafio 1 aqui
Veja o que é a Operação Sujeito Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário