quarta-feira, 29 de julho de 2015

Leitura passo a passo: Dom Casmurro - Machado de Assis I



Olá pessoal!

Agora que já passei um esqueminha para todos, vou utilizá-lo para apresentar as obras clássicas indicadas. Começaremos pelo meu queridinho: Dom Casmurro.
Dom casmurro
Se você ainda não viu o esquema, clique aqui para saber sobre o que estou falando.

E lembre-se: qualquer dúvida ou dificuldade durante a leitura mande um comentário, assim discutiremos a obra juntos!

Vamos ao primeiro tópico:

Autor
Machado de Assis é um dos meus autores preferidos e é muito conhecido pelos brasileiros por fazer parte do currículo básico do Ensino Médio. 

Brasileiro e carioca, Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908) teve origem pobre e, por ser autodidata, aprendeu a ler e escrever sozinho. É considerado um grande escritor nacional pela qualidade de seus contos e romances. Escreveu também crônicas, críticas literárias, poemas e teatros, além de ser considerado introdutor do Realismo no Brasil com o seu livro Memórias Póstumas de Brás Cubas e fundador da Academia Brasileira de Letras.

Para conhecer mais sobre a sua vida, entre no site oficial.

Machado e Dom Casmurro

Dom Casmurro faz parte da Trilogia Realista, junto com Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba. O livro é o último da trilogia e é considerado obra prima do escritor. Podemos identificar a ironia e o pessimismo de Machado ao longo da obra, artifícios que podem levar o leitor a uma interpretação inadequada da obra. Além disso, o autor costuma se utilizar de intertextualidade, fazendo com que o leitor precise buscar as suas referências para um entendimento melhor da obra, entre elas estão Shakespeare, Schopenhauer, Xavier de Maistre, Montaigne, Pascal e Swift.

Mas não se preocupe, vamos ler juntos e esclarecer cada referência fazendo a leitura passo a passo!

Continue acompanhando e boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário